Você Conhece os Indicadores para Tomada de Decisão? Saiba o Quanto você Pode Ganhar com eles.

Já falamos aqui que a contabilidade é rica em informações para a tomada de decisão do empresário, sendo assim, demonstraremos abaixo alguns indicadores e o quanto eles podem contribuir na rotina de sua empresa.

Lucratividade

O lucro é o resultado da operação da empresa, depois de considerarmos as vendas, custos e despesas da entidade. A lucratividade é o quanto esse lucro representa do faturamento da empresa. Com esse indicador é possível mensurar se a operação justifica todo o tempo e dinheiro investido e se as decisões tomadas estão gerando resultado positivo.

Fluxo de Resultados

O fluxo de resultados é a análise horizontal dos resultados dos últimos períodos da empresa. É possível enxergar a variação do lucro, bem como das receitas e gastos da organização. É importante para entender quais são os períodos de melhor e pior resultados da empresa.

Variação de Caixa

É o indicador que leva em consideração toda entrada e toda saída do disponível da empresa. Com ele conseguimos observar se o resultado da empresa está sendo revertido de fato em caixa, ou seja, se é uma operação efetivamente rentável.

Ciclo Financeiro

Ciclo financeiro é o tempo que compete entre o dia do pagamento feito aos fornecedores até o dia do recebimento pela venda feita aos clientes. Também conhecido como ciclo de caixa, ele nos mostra a velocidade com que essa empresa gera caixa.

EBITDA

Um dos principais indicadores, pois, reflete de fato o quanto a operação é capaz de gerar recursos. O EBITDA é o lucro antes de impostos, taxas, depreciação e amortização. Interessa muito aos investidores e sócios pois avalia a saúde operacional e o quanto de caixa pode ser gerado pelo negócio.

Análise Vertical e Horizontal

A análise vertical serve para identificar a porcentagem de participação de determinado indicador nos resultados, enquanto a análise horizontal se baseia na evolução dos saldos das contas ao longo do período. A comparação ocorre entre as mesmas contas, porém em exercícios diferentes.

Esses são apenas alguns indicadores que auxiliam o empresário a gerir o seu negócio.

O SERAC disponibiliza aos seus clientes esses e muitos outros indicadores com o intuito de contribuir e auxiliá-los a gerar resultados extraordinários.

Venha prosperar com o SERAC.


Share article on

Related Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *