A Importância de Sistemas de Gestão

Nos tempos atuais, a concorrência está mais acirrada do que nunca, seja no campo B2B (Business to Business), no B2C (Business to Consumer) ou até mesmo no mercado de trabalho. Nunca se viu tanta evidência para o empreendedorismo no Brasil como nos últimos anos. A busca pela ideia perfeita ou pela tão sonhada evolução exponencial traz como destaque o constante movimento de se reinventar: empresas buscando novidades em um curtíssimo espaço de tempo, colaboradores conectados, sugerindo a todo momento novas ideias e processos.

O fato é que os empreendedores de hoje precisam de criatividade constante. Mas mais do que isso, um outro elemento é fundamental nos dias de hoje: tempo. Da mesma forma que velocidade nas ações é essencial para potencializar o sucesso das empresas, frente a todas as características do mundo atual, um Sistema de Gestão é, sem dúvida, uma ferramenta mais que necessária para que as preocupações com questões burocráticas e repetitivas não interfiram no core do negócio.

Quando se escuta “Sistema de Gestão” logo fazemos relação ao famoso ERP (Enterprise Resource Planning), sistema que recebe as informações produzidas em todos os departamentos da empresa e, a partir de análises de Big Data e Business Intelligence (BI), as transforma em conteúdo relevante para a gestão do negócio. Mas os principais erros dos gestores na hora de escolher um sistema são:

  • Busca por um ERP completo – Sim, com certeza um ERP completo é perfeito e trará muitos dados para os Gestores, mas será que é preciso mesmo começar por um ERP Completo? Muitas vezes, o empresário pode estar conseguindo gerir bem o negócio sem um ERP completo, porém em uma área específica não tem o resultado esperado, ou seja,  em muitos casos, um sistema de gestão específico para aquela área já trará o resultado necessário e esperado.
  • ERP’s de Prateleira – O mercado de sistema é um dos maiores do país e do mundo em questão de quantidade de empresas atuantes, ou seja, temos todo o tipo de sistema para todo negócio. Em quase todos os casos, não há sistema no mundo que se encaixe 100% na operação e, por isso, com certeza são necessárias customizações para que o sistema se adeque ao seu negócio e processo e não o contrário. Busque pelo sistema ou por empresas que são flexíveis para customizações.
  • Sistemas Famosos – A procura de um sistema de gestão deve começar por sistemas e empresas que atendam sua necessidade e que se preocupam com sua operação. Não há nada mais frustrante do que ter um parceiro/fornecedor que apenas quer emitir uma cobrança e não se preocupa com a evolução do seu negócio. Nomes consagrados no mercado podem oferecer um excelente sistema, desde que ele atenda a sua necessidade.

 


Share article on

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.